Aquecimento para o Carnaval Pipoca agita os largos do Pelourinho

BY em Sem categoria Não há comentários.

11/01/13 – 21:42h. Última atualização: 11/01/13 – 21:42h

Aquecimento para o Carnaval Pipoca agita os largos do Pelourinho

 

Hoje (11/01) o projeto será dedicado ao Samba, com homenagem à Walmir Lima

Hoje (11/01) o projeto será dedicado ao Samba, com homenagem à Walmir Lima

O aquecimento para o Carnaval já começou no Pelourinho! Desde o início deste mês de janeiro, o público já pode ir aos Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água conferir os grupos e artistas que farão a festa durante a folia momesca. É o projeto “Carnaval Pipoca”, que foi idealizado para apresentar variados estilos musicais e de sons e conta com atrações de Axé, Rap, Hip Hop, Samba, Reggae, Rock, Semba, Ragga e mais uma grande diversidade de ritmos. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) investiu em áreas como segurança e infraestrutura, além de oferecer maior visibilidade com merchandising e publicidade junto às empresas privadas, como forma de garantir um pré-Carnaval com muita alegria e organização. Todas as bandas que compõem este projeto foram selecionadas através de edital da SecultBA e divulgadas pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI.

HOJE (11/01), a partir das 21h, o projeto será dedicado ao Samba com o show “Walmir Lima – 80 anos de Samba e Folia”, homenagem a um dos maiores sambistas da Bahia. Além de Walmir, quem comandará a festa no Largo Pedro Archanjo será Gal do Beco, Lazinho do Banjo e as bandas Sambatrônica e Barlavento.

“Este é um evento muito importante e significativo para o Carnaval da Bahia. O projeto Carnaval Pipoca reforça cada vez mais a diversidade da folia momesca, oferecendo boa música para o folião que vem ao Pelourinho e oportunizando às pessoas que não gostam ou que não têm a oportunidade de sair em blocos carnavalescos o contato com variados estilos musicais, em um ambiente sadio e familiar. Além disso, o público acaba conhecendo o trabalho de muitos artistas que não têm muito destaque no cenário musical baiano. Não  podemos deixar de falar que estes artistas são escolhidos de forma democrática e séria, através do chamamento público (edital). Esta escolha é feita por profissionais qualificados da música baiana e brasileira”, explica Arany Santana, diretora do CCPI.

Na quinta-feira (17/01), a mistura de sons ditará a noite do Carnaval Pipoca. No Largo Pedro Archanjo, o músico Dão e as bandas Sankofa e Coletivo di Tambor apresentarão o show “Quilombola Soul”, a partir das 21h. No Largo Tereza Batista a banda Diamba comandará o projeto, apresentando o show “Reguitarrice Diamba”, que terá como convidados o grupo Bailinho de Quinta e a cantora Taís Nader.

O cantor Gerônimo comandará mais uma noite do projeto Carnaval Pipoca, na sexta-feira (18/01). O artista apresentará o show “Eu Sou Negão”, às 21h, no Largo Pedro Archanjo e trará como convidados o cantor Alfredo Moura e a cantora Iracema. No dia seguinte, no sábado (19/01), o cantor Dionorina, a cantora Soraia Drumond e as bandas Cativeiro e Dominium apresentarão o show “Som das Ruas”, no Largo Tereza Batista, às 21h. Já no Largo Quincas Berro d’Água, o rapper Afro Jhow, o guitarrista Badaró Jambrass e o cantor Gil Félix apresentarão o show “Encontro Afro Bit”.Com o show “Antigos Carnavais”, os grupos Cama de Voz, Família Batatinha, a cantora Claudya Costta e o sambista Walmir Lima relembrarão antigos sucessos da folia momesca dentro do projeto Carnaval Pipoca na terça-feira (22/01), a partir das 21h, no Largo Quincas Berro d’Água. A noite de quinta-feira (24/01) será dedicada à Guitarra Baiana, com o show “Trio Guitarra Baiana”, apresentado por Júlio Caldas, Márcio de Oliveira e Fábio Batani. Os artistas tocarão o autêntico instrumento baiano no Largo Tereza Batista, a partir das 21h. Ainda na quinta-feira os artistas Alex Mesquita, Alexandre Vargas, Grecco Buratto e Luizinho do Gêge farão o show “3 Cordas à Baiana”, no Largo Quincas Berro d’Água, a partir das 21h.

Na sexta-feira (25/01), os artistas Luciano Calazans e Hugo Sambone e a Orquestra de Berimbaus Afinados apresentarão o show “Orquestrio”, a partir das 21h, no Largo Quincas Berro d’Água. No domingo, o projeto Carnaval Pipoca prossegue a todo o vapor, com o show “Samba Chula e Outras Manhas”, que será apresentado por Raimundo Sodré, Mariela Santiago e Kalu.

Os cantores Roberto Mendes e Juliana Ribeiro, a banda Barquinha de Bom Jesus e a Camerata Popular da Bahia apresentarão o show “Trio Raízes da Bahia”, na terça-feira (29/01), a partir das 21h, no Largo Pedro Archanjo. No último dia de janeiro (31/01) acontecerá o “Retrofolia 2013”, tradicional baile de Carnaval da banda Retrofoguetes, que terá como convidados Morotó Slim, Paulo Chamusca e Kaverna.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço:

Projeto Carnaval Pipoca

Quando: do dia 04/01 até o dia 31/01 (quinta-feira) | em dias alternados, a partir das 21h

Onde: Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água.

Quanto: Aberto ao público

Então, o que você acha?